Quantcast
Channel: SharpDomains » ddd
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Dicas de um programador pragmático – V

$
0
0

A próxima dica mudou minha vida:

Invista regularmente em sua carteira de conhecimentos.

Torne o aprendizado um hábito.”

Você como programador, tem que assumir uma coisa: Sua profissão é aprender, se você não gosta de aprender mude de profissão.

Todos os dias, nós sentamos com nossos clientes para entender seus problemas e descobrir como podemos resolvê-los. E para ajudar seu cliente, você deve aprender o que ele faz. Todos os dias, existem dezenas de tecnologias novas que temos que aprender para conseguir estar atualizado com o mercado.

Logo, o que fazer?

Em primeiro lugar, reconheça que você é o responsável pela sua carreira. A empresa em que você pode ter trabalho a vida inteira não terá pena de lhe despedir quando você se tornar obsoleto.

Então dedique um tempo para se aperfeiçoar fora do horário de trabalho. Uncle Bob, em seu excelente livro The Clean Coder sugere 20 horas semanais. Se isso é muito tempo para você, dedique menos tempo, mas não se esqueça de manter o hábito.

Continuando sobre a dica, os autores do livro sugerem a criação de uma carteira de conhecimento. Na qual você investe regularmente, diversifica o conhecimento, gerencia o risco pesando no que estudar, tenta comprar barato aprendendo algo emergente e vender caro possuindo um conhecimento que ninguém tem e sempre reexamina e reestrutura a sua carteira.

Com relação a isso, iniciei minha carteira estudando tecnologias. Creio que todo mundo começa assim. Então eu queria sempre saber como usar a última versão do ASP.Net MVC, conhecer a versão beta do Entity Framework e etc.

Sendo que este caminho é um tanto frustante, pois não há tempo no mundo que permita estudar todas as tecnologias que estão sendo lançadas neste instante. Então comecei a dar um foco diferente nos meus estudos: o porque das coisas. Se o Entity Framework é um ORM, então eu passei a estudar sobre o que é um ORM, quando ele foi criado, com qual propósito e etc.

Tive uma grande surpresa, pois a essência de quase tudo o que é de ponta até hoje tem no máximo dez anos de idade. Logo, o que era impossível de se alcançar se tornou factível.

Se você não acredita em mim, vamos enumerar:

Programação Orientada a Objetos: 1960

Programação Funcional (que provavelmente a longo prazo irá substituir a POO): 1960

Desenvolvimento Iterativo e Incremental: 1985

Projeto por Contrato (Design by Contract): 1986

Padrões de Projeto (Design Patterns): 1994

Programação Orientada a Aspectos: 1996

Manifesto Ágil: 2001

Domain Driven Design: 2003

Com o foco no porque das coisas, seu conhecimento cresce de forma exponencial e você passa a ter muita facilidade em estudar novas tecnologias, pois ela sempre estará baseada num conceito que geralmente é antigo.

Outra coisa que acho muito importante é um trabalho de aprendizado, no qual você tem um mestre, um guru. O Uncle Bob dedica um capítulo inteiro sobre isso no livro The Clean Coder.

Pretendo em outro momento voltar a falar sobre este assunto, pois ele é extenso e importante.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images

Trending Articles





Latest Images